PARCERIA FAMÍLIA – ESCOLA

Esta parceria baseada na cooperação, no respeito e na confiança, é imprescindível para o sucesso da educação de nossas crianças e jovens, uma vez que nossos objetivos são comuns: a formação do caráter, a construção de conhecimentos e auto-realização de cada um deles.

Para tanto, solicitamos a cooperação da família no acompanhamento sistemático da vida escolar dos alunos, orientando-os para:

·        O conhecimento detalhado do conteúdo deste manual e da leitura dos comunicados semanais, dos informativos mensais e das outras correspondências encaminhadas pela escola;

·        A análise das avaliações realizadas e a verificação bimestral do boletim escolar

·        A formação de hábitos de estudo, como é o caso da realização diária das tarefas de casa e avaliação semanal;

·        Freqüência às aulas de recuperação quando for necessário.

·        O comparecimento contínuo do aluno em todas as aulas, justificando por escrito as faltas que por ventura ocorram;

·        A necessidade do cumprimento pelo aluno das normas estabelecidas.

REGRAS GERAIS – DISCIPLINARES

Direitos

·        Respeito à sua pessoa por parte de todos

·        Convivência sadia com seus colegas

·        Comunicação harmoniosa com seus educadores

·        Associação, podendo eleger representantes de classe e organizar-se em grêmio estudantil

·        Recorrer às instâncias escolares superiores

·        O direito de apresentar ao diretor, sobre qualquer assunto de seu interesse relacionado à vida escolar, principalmente quando sentir-se prejudicado por medida tomada pela direção.

Deveres

·        Portar-se de forma conveniente no recinto e imediações da escola

·        Tratar com respeito e humanidade os colegas, diretores, professores e funcionários, assim como seus valores morais e culturais

·        Acatar as decisões tomadas pela direção e professores e não colidirem à sua disposição.

·        Comparecer às atividades escolares trajando uniforme e o material exigido.

Penalidade

O não cumprimento das obrigações e a incidência em faltas disciplinares poderão acarretar ao aluno as sanções de:

I – Admoestação verbal

II – Repreensão por escrito (advertência)

III – Suspensão das aulas

IV – Obrigação de reparar os danos

V – Transferência compulsória

Obs.: Todas as medidas disciplinares serão tomadas respeitando:

- ampla defesa

- assistência dos pais ou responsáveis, no caso do aluno com idade inferior à 18 anos

- continuidade dos estudos, no mesmo ou em outro estabelecimento de ensino.

Proibições

·        É expressamente proibido ao aluno utilizar em sala de aula qualquer tipo de objeto, sem fins didáticos, exceto quando autorizado pela direção.

·        Namorar de forma provocativa e/ou agressiva com atos não permitidos nas dependências do colégio.

·        Fumar ou fazer uso de qualquer outra droga nas dependências do colégio, atividades extra-classe e imediações do estabelecimento de ensino.

·        Aglomeração no portão do colégio nos horários de entrada e saída.