METODOLOGIA

A linha filosófica adotada em nosso colégio é a crítico-social dos conteúdos, assumindo e desenvolvendo uma educação humanística moderna, dinâmica e pluridimensional, levando o educando a raciocinar e interpretar, possibilitando assim desenvolver uma visão científica do mundo que o cerca.

O ponto de partida é a própria criança, sua realidade biopsíquica e sua inserção no contexto histórico e cultural da sociedade.

Acreditamos no desenvolvimento pleno do educando, com suas múltiplas inteligências e capacidades, como na sua atuação cidadã-consciente e participativa, pela melhoria social.

Objetivos Gerais:

Desenvolver atividades pedagógicas integradas, contínuas, progressivas que possam atender as características bio-psico-sociais de sua clientela, considerando as suas características e necessidades, bem como a consecução dos fins e objetivos propostos na Lei Federal nº 9394/96.

Objetivos Específicos:

Educação Infantil – Criar condições para a criança vivenciar experiências que favoreçam o desenvolvimento físico e mental, o ajustamento social e afetivo necessário ao bom desempenho numa próxima etapa de aprendizagem ou à sua atuação como elemento de auto-expressão.

Neste novo cenário, a Educação Infantil tem como função ampliar o universo cultural da criança por meio de ações que lhe permitam descobrir o mundo, conhecer-se, aprender a conviver, estabelecendo relações emocionais, cognitivas e sociais de modo a conquistar sua autonomia.

Criar, imaginar, transformar, transgredir, conhecer, experimentar, passar do real para o imaginário são atividades que devem ser priorizadas nesses primeiros anos de sua vida escolar.

Ensino Fundamental – A formação do educando com conteúdo metodológico segundo as fases do desenvolvimento, compreendendo inclusive sondagem de aptidões e preparação para o trabalho. Neste nível de ensino, visa também o resgate de valores éticos e sociais imprescindíveis para a construção de uma sociedade mais justa e democrática.

Ensino Médio – Tem por objetivo a ampliação dos conhecimentos formais e não formais já adquiridos, a compreensão dos fundamentos científicos – tecnológicos dos processos produtivos, por meio do desenvolvimento da capacidade de interpretação, da criticidade, da autonomia intelectual e da elaboração de propostas e soluções condizentes com os princípios suscitados pelo momento histórico. Neste nível de ensino potencializar-se-á o educando para o prosseguimento dos estudos, a integração ao mundo do trabalho e ao efetivo exercício da cidadania.