AVALIAÇÃO

As normas para avaliação obedecem ao Regimento Escolar do colégio, devidamente aprovado pelos órgãos competentes.

A verificação do regimento escolar compreenderá avaliação do aproveitamento e apuração da assiduidade.

A avaliação do aproveitamento deverá incidir sobre o desempenho nas diferentes experiências de aprendizagem, levando em consideração os objetivos visados.

Na avaliação do aproveitamento deverão ser utilizados os mais variados instrumentos dentro das atividades desenvolvidas pelos alunos e o seu desempenho no decorrer das mesmas e sempre registradas em fichas.

Deverão ser observadas as normas de preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.

O encaminhamento dos educandos para passos subseqüentes da aprendizagem caso se considere que, qualitativamente, atingiram um nível satisfatório, deve refletir o desempenho global do aluno durante o ano letivo, no conjunto dos componentes curriculares cursado, indicando sua possibilidade de prosseguimento nos estudo, este deverá ser registrado, nos termos regimentais, em documento próprio.

Assim, o objetivo primeiro da aferição do aproveitamento escolar não será a aprovação ou retenção do educando, mas o direcionamento da aprendizagem e seu conseqüente desenvolvimento.